6 de março de 2011

E a sesta...

...é para os espanhóis.
Dormir durante a tarde implica ficar, por tempo indeterminado, sem observar tudo o quanto o rodeia: as cores, as pessoas, as coisas; implica não olhar para a televisão, não segurar nos seus bonecos, abstrair-se da companhia de sempre - a mãe.
Assim, contraria o sono até à exaustão. Vai esfregando os olhos, fica rabugento, chora, esperneia... mas lá acaba por ceder (pois não tem outro remédio!), para despertar novamente quinze minutos depois. Apenas com duas sestas de um quarto de hora, uma ao início e outra ao final da tarde, mantém-se esperto e bem disposto. Eu como não consigo sequer colar as pálpebras, porque quando as fecho já ele as está a abrir e a reclamar atenção, estou a ficar esgotada...
Em dias de passeio lá acaba por dormir um pouco mais graças ao embalo do carrinho, mas infelizmente para ele não posso andar a passeá-lo diariamente, nem tenciono criar-lhe o hábito de dormir no ovo ou no carro.
Estou a um passo de iniciar a introdução dos sólidos na sua alimentação. Acredito que nesta nova fase será mais fácil implementar uma rotina de sono que facilite a sesta. Até lá vai mantendo o ritmo e deixando a mãe de cabelos em pé. O rapaz é eléctrico por natureza, o que hei-de fazer?

Nota: Idealmente, um bebé de quatro meses deveria dormir entre 9 a 12 horas, mais 2 sestas de 2/3 horas cada.

1 comentário:

  1. Olá Vam. Também passei por uma fase assim. O meu menino só dormia no colo e sestas muito curtinhas 15/20 minutos, mas agora já dorme sestas a sério :). Por norma à tarde, depois de o ir buscar à creche (14h) dorme cerca de 1h30 a 2 horas seguidas e de manhã também dorme sempre 1h (+/-), por isso não te preocupes que isso passa e em breve já dorme sestas melhores...
    Boa semana

    ResponderEliminar

Lilypie First Birthday tickers