
Depois das dificuldades dos primeiros dias, com a sopa de alho francês, seguiram-se três dias quase perfeitos com a sopa de feijão verde. Digo quase perfeitos porque com a ingestão mais regular dos sólidos fomos novamente visitados pelas senhoras donas cólicas, mas as matriarcas, aquelas que não fazem visita de médico, ao invés gostam de permanecer por um tempo jeitoso até nos deixar a todos completamente esgotados. Pensava que já nos tínhamos livrado delas e eis que regressam em força, mais uma vez, para dar um ar da sua (pouca) graça.
Diminuí a quantidade de cenoura e acrescentei cebola, que ainda não tinha experimentado colocar na sopa. Hoje comeu praticamente tudo pela mão do pai - a sopa e metade de uma pêra cozida, que é fruta que pelo menos para já parece deixá-lo satisfeito. As dorzitas diminuiram, mas não desapareceram totalmente.
Já travámos outras batalhas, por isso estamos preparados para o que der e vier. Já me comprometi a prestar maior atenção aos alimentos que vou introduzindo, bem como às respectivas quantidades. Bem sei que não existem fórmulas mágicas, mas no que depender de mim, tudo farei para evitar que as senhoras donas cólicas regressem pois já estou fartinha delas!
Guia de alimentos laxantes e constipantes (que causam prisão de ventre) que pode ajudar-nos a decidir quais os alimentos a dar ao bebé, dependendo da fase em que se encontra:
Alimentos laxantes: abacate, abacaxi, alface, agrião, ameixa, berinjela, beterraba, brócolos, castanhas, cenoura crua, couve, cereais integrais, espinafre, feijão, favas, figo, grão- de- bico, iogurte, leite, lentilha, melancia, morango, uvas.
Alimentos constipantes: arroz branco, batata- inglesa, batata- doce, bananas, cenoura cozida, chuchu, farinhas refinadas, maçã, nabo, pão branco.
aos poucos ele habitua-se. Lembro que o martim sempre gostou imenso da mistura:
ResponderEliminarcenoura+alho françes
cenoura+feijao verde+cebola
nunca apreciou muito a abobora. so agora é que come melhor ;)