4 de abril de 2011

Água mole em pedra dura...

Paciência, muita paciência. Foi o que me valeu ao logo das últimas semanas. Refiro-me, claro está, ao momento de dar a sopa ao meu filho.
Desde que introduzimos a carne na sopa o processo melhorou. Dá-lhe outro gosto e consistência, é um facto (ou então o que ele quer é mesmo comidinha a sério!...).
Aos poucos foi-se habituando aos novos sabores e já come quase sem contestar. Falta o quase, porque ainda vai tentando subornar-me com beicinho...
Deixei, após a última consulta no pediatra, de me preocupar com a quantidade que come.
A verdade é que nunca comeu os 180ml recomendados. Fazê-lo ingerir 140ml só em dias bons e de preferência alternando com colheradas de fruta.
Mas é assim mesmo, cada bebé come ao seu ritmo, e o meu filho sempre preferiu comer pouca quantidade de cada vez mas muitas vezes ao dia. Sempre o fez com o leitinho (ainda hoje tem dias que me pede para mamar em intervalos de duas horas!), e manteve-se fiel com os sólidos.
O que importa realmente é que vá comendo.
O pai ainda hoje diz: "180ml de sopa não será demais para um estômago tão pequeno?!"
Não, não é, pai. O teu filho é que quer ser elegante...deve ser para as miúdas!


A saber
"Insistir para que um bebé coma mais umas colheres de comida, mesmo depois de ele já ter dado sinais de não querer comer mais é um hábito pouco recomendável.
Segundo investigadores britânicos, das Universidades de Keele e Birmingham, esta prática aumenta as probabilidades de a criança vir a ter problemas de peso no futuro.
O mesmo acontece com os bebés considerados gordos, ao tentar-se moderar a quantidade de comida que ingerem.
Quando os pais não exercem pressão ou apenas uma pressão moderada, seja num sentido ou noutro, os bebés acabam por auto-regular o seu peso ao longo do primeiro ano de vida.
Pelo contrário, quando existe muita pressão para comer ou para não comer, os bebés acentuam os padrões de excesso ou de défice de peso. Assim sendo, não insista!"

In Pais e Filhos, Agosto 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lilypie First Birthday tickers