18 de julho de 2011

O adeus ao leite materno

É oficial: o leite materno está a secar.
Não voltou a ser o mesmo após o regresso ao trabalho. A drástica redução para duas/três mamadas por dia levou a que produção de leite fosse diminuindo gradualmente e os horários de saída incertos e o stress laboral para isso também contribuíram.
Felizmente a adaptação ao biberão e ao leite artificial foi pacífica. Pelo menos assim não me culpabilizo por não poder mais alimentá-lo como antes, logo a ele, que era completamente viciado na mama.
Foram oito meses intensos, a acordar de duas em duas horas para o saciar. Sentia-me exausta. Ainda me sinto. 
Oito meses. Já fico feliz por ter sido possível fazê-lo durante todo esse tempo!
Mas nem tudo é triste ou menos bom, já que o fim da amamentação também lhe alterou a rotina de sono, e para melhor.
É certo que cresceu, mas com o leite artificial deixou de acordar tantas vezes. Faz sonos mais prolongados, menos leves... E eu começo a recuperar.
Se gostei de amamentar? Claro que sim. O peito nunca gretou, poucas vezes tive de o massacrar com o uso da bomba, secou naturalmente... Sim, foi desgastante, mas valeu a pena e voltaria a fazer tudo de novo.
Agora é uma nova etapa. O pai pode finalmente cooperar durante a noite para eu poder descansar mais (só Deus sabe o quanto eu preciso!).
E sim, isso também é maravilhoso!

3 comentários:

  1. O teu "fim" muito idêntico ao meu... Por um lado ficamos tristes, mas por outro lado as coisas começam a "encarreirar" e nós a recuperar desses meses de desgaste.

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. 8 meses é bom! E felizmente que ele se adaptou ao LA. Estás a usar que leite? Nos foi tão complicado pq quando ele deixou o LM não aceitou nenhum LA. Ainda hoje nao consigo que beba leite...so nas papas

    ResponderEliminar
  3. Mãe Feliz, já tinha lido o teu post e realmente ainda bem para nós que a transição ocorreu sem problemas.
    Sophie, estou a dar-lhe NAN2, o normal. Ele apenas estranhou os três primeiros biberons, mas ía intercalando com a mama e ele habituou-se. A adaptação não foi de um momento para o outro, mas sim gradual. Tás com uma barriga linda.
    Beijocas.

    ResponderEliminar

Lilypie First Birthday tickers