13 de março de 2011

A primeira sopa

Sopa de alho francês. Foi esta maravilha desconsolada pela falta de sal e de azeite que preparei para o meu filho. Nada de sopa só com batata e cenoura, ou batata e abóbora. O pediatra assim o indicou e eu assim o fiz.
O pai fez questão de lhe dar as primeiras colheradas, e apesar da estranheza e de se agoniar em quase todas elas, ainda engoliu algumas. Os primeiros 5 minutos foram assim: sopa dentro, sopa fora, a expressão de sacrifício, o desejo de ver chegar o fim do tormento.
Fazendo das tripas coração foram-se forçando novas colheradas até ele rebentar num pranto inconsolável que nem a fruta - pêra cozida -, foi capaz de abrandar.
Não sei se foi da consistência (média), da falta de tempero obrigatória ou apenas pelo sabor totalmente novo(provavelmente deveria ter optado por um legume menos forte, como a alface),  mas os primeiros sólidos não foram bem aceites.
Amanhã tenta-se outra vez que eu sempre ouvi dizer que devagar se vai ao longe. A mãe vai aguentar-se firme, não vai quebrar facilmente. Nova tentativa, a mesma sopa, mas desta vez mais suave e sem o pai, o que não se pode dizer que seja bom, mas é o que é.
Algum dia acabará por comer a sopa toda.

Estado em que ficou o babete após a primeira sopa

Plano do pediatra para as primeiras sopas:

Escolher 1 ou 2 Ingredientes
+     1 Ingrediente
+      Carne
(Apenas para dar sabor, retirar antes de triturar)
Batata
Alface
Frango
Abóbora
Alho Francês
Peru
Cenoura
Espinafres
Cabrito
Nabo
Agrião

Cebola
Feijão Verde
Arroz

Sobremesa
Maçã cozida
Pêra cozida
Banana

2 comentários:

  1. Olá! Com o meu menino também foi assim nas primeiras vezes, mas agora já come melhor. Na primeira colherada faz sempre cara feia, mas depois vai comendo. Quanto às babetes é sempre assim, um fartote de roupa suja...
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. é natural as 1ºas sopas são sempre assim. Lembro-me da carreta que o Martim fazia sempre!!

    bjocas para voces!

    ResponderEliminar

Lilypie First Birthday tickers