Começo agora a compreender porque chamam infectários aos infantários.
Sem ter completado ainda um mês de frequência, o meu filho já apanhou uma constipação, uma conjuntivite e agora uma virose. Parece uma florzinha de estufa...
A tosse arrastava-se há já alguns dias sem melhoras, acompanhada por espirros e falta de apetite. Pensávamos ser uma constipação ligeira até começar a vomitar a comida e nos ligarem do infantário para o irmos buscar por estar com febre.
Depois de o examinar o diagnóstico do médico não deixou lugar para dúvidas: trata-se de uma virose.
A recomendação passou por administrar Benuron com intervalos nunca inferiores a 6 horas, vigiar a febre e aguardar evolução. Há que mantê-lo hidratado e para aliviar a tosse, quando esta começar a ser mais intensa, dar uma colherzinha de xarope de cenoura. Para evitar que vomite alimentá-lo com maior frequência e com menos quantidade de cada vez.
Hoje ficámos os dois em casa, após uma noite de vigia, e em que a febre chegou aos 39,5º. A Srª aborrecida continua a ir e a vir.
A sopa nem chega a cair no estômago. Vai-se aguentando com a maminha. Ainda bem que ela dura!
Liguei para o pediatra, para antecipar alguma eventualidade e porque estamos à porta do fim-de-semana, mas para já não há alterações a fazer. Caso a febre suba para os 40ºC, não baixe e ele fique mais irritado e indisposto, fazer uma visita ao pediátrico.
Espero não conhecer tão depressa as novas instalações...
A saber
Virose - O que é?
Dença causada por um vírus que tem um ciclo determinado, com sintomas leves, sem conseqüências relevantes, e não há remédios eficazes para o seu combate.
Uma observação importante: esses "bichinhos" invisíveis adoram temperaturas baixas e locais com grande aglomeração de pessoas e pouca renovação do ar.
Causas
As principais causas estão relacionadas com factores climáticos e ambientais. Poluição ambiental, casa pouco arejadas, histórico alérgico na família e alterações ambientais rápidas demais.
Sintomas
Febre alta, tosse, dor de cabeça e no corpo, principalmente nas articulações, e falta de apetite.
Como tratar
As viroses normalmente têm sintomas parecidos e duram em média de sete a dez dias. O tratamento deve ser com antipiréticos para baixar a febre, hidratação, descanso e uma boa alimentação. Se a febre é alta e se mantém por 3 dias deve-se contactar novamente o médico.
Olá Vam. O G. tb tem andado a fazer antibiótico... A instabilidade das temperaturas tb não ajuda nada...
ResponderEliminarBeijinhos e as melhoras
Eu também acho que além do infectário, tem a ver com a oscilação das temperaturas. O David que ainda não está na creche, também anda a ficar muito constipadito, e cheira-me que vem lá febre... As melhoras, se precisares de alguma coisa diz. Bjs
ResponderEliminarMMM
As melhoras para o pequenito!!!
ResponderEliminar