Finalmente aos sete meses aprendeu a virar-se de um lado para o outro como gente grande e depressa lhe apanhou o gosto.
É agora a primeira coisa que faz mal o deitamos. E depois fica a olhar para nós com o seu ar matreiro e sorriso maroto como que a dizer "vês, mãe, vês pai, consegui!".
Já não pára um segundo. Quer agarrar tudo e chegar a todo o lado. Deixá-lo sozinho é tarefa impossível. A menos que o sente na cadeirinha da papa ou o deixe na esprguiçadeira, locais de onde sei que não sairá sem ajuda de um adulto. As quedas agora são sempre iminentes e o perigo está sempre à espreita.
Dá gosto vê-lo assim, mexido. Mesmo quando a paciência escasseia e ele só exige a nossa presença e companhia para brincar.
O tempo passa mesmo muito rápido e mal damos por isso de tão ocupados que andamos com tudo o resto!
Com o esforço que faz para chegar ao que lhe desperta interesse, não tarda começa a gatinhar. Claro que ainda lhe falta a força nos braços e o rabo ainda lhe pesa, mas a intenção está toda lá.
E é tão bom poder assistir a todos estes passos e marcos do seu desenvolvimento...
A saber
Há bebés que se conseguem virar, passando da posição de bruços para a de barriga para cima, aos 3 meses, mas a maioria precisa de músculos mais fortes nos braços e no pescoço, presentes por volta dos 5 ou 6 meses de idade, para conseguir rolar no sentido inverso -- passar de barriga para cima para de bruços.
Há porém bebés que saltam esta etapa e passam directamente para a fase de sentar e gatinhar.
Desde que a criança continue a conquistar novas habilidades e esteja interessada em se movimentar para explorar os arredores, não há com o que ficar preocupado.
Agora é que começam os "problemas" :)
ResponderEliminarO meu já gatinha, ou melhor arrasta-se e é vê-lo pela sala todo contente a ir de encontro à mesa de centro e tirar tudo o que alcança (livros, revistas, cd`s). Os brinquedos nem lhes liga...
Beijinhos e bom fim de semana