12 de setembro de 2011

Conhecer o bacio

Com apenas 6 meses de idade o primeiro filho de uma amiga já se sentava no bacio. Após as refeições principais sentava-o no dito e com muita paciência aguardava que o processo se concluísse. 
Esta acção repetia-se dia após dia, em casa e no infantário, onde pediu que fizessem o mesmo. Pode parecer estranho, mas a verdade é que se habituou de tal forma que, com apenas um ano de idade, já só usava fralda para dormir.
Agora acabou de iniciar este mesmo processo com a filha de meio ano e deixou-me a pensar que pode até nem ser assim tão complicado habituar um bebé a este ritmo.
Em conversas de café já me tinham contado uma história semelhante e a verdade é que da primeira vez que o ouvi fiquei incrédula e a pensar que não era possível, que um bebé não compreenderia que aquele momento era o momento de "despejar" o monstrinho. Porém, se em mais do que um bebé funcionou, porque não experimentar?
Devo dizê-lo que fiquei com a pulga atrás da orelha e tentada a fazer a experiência. Se bem que é necessário tempo e dedicação (que nem sempre sobra), os benefícios para ambos parecem-me evidentes demais para não tentar. Pode ser um processo moroso. Pode até nem resultar. Mas porque não?

2 comentários:

  1. No ano passado, comecei a colocar a minha filha de 9 meses no bacio e resultou bem. Ao fim de 3 semanas começou a recusar, chorava e esticava as pernas. Desisti e iniciei o processo em Maio deste ano. Começou por correr bem, mas ao fim de algum tempo repetiu o episódio do ano passado.
    Há duas semanas (com 21 meses)comprei um redutor de sanita e ela está a adorar. Acaba de jantar, pede para sair da cadeira e vai a correr para a casa de banho, abre a tampa, coloca o redutor na sanita, tenta tirar a fralda, sempre a dizer "cocó". Isto para dizer, cada caso é um caso, por isso, acho que deves experimentar, e pode ser que resulte.

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  2. eu tenho um exemplo directo :) A minha sogra fazia isso a neta. Gabe-se que desde os 5 meses nunca foi preciso por uma fralda de dia a menina. E martelava-me a cabeça que o Martim ia ser mt difícil pq com 1 ano e ele ainda não dizia se tinha a fralda suja, ect...
    Tendo em conta que a menina sempre fez as refeições a horas certas e em casa e sempre com a avo, é natural o ritmo biológico dela ter acompanhado. algo que nos nunca poderíamos fazer com tanta regularidade ( sabes bem os nossos horários). Conclusão até correu bem por ela pq nunca rejeitou o bacio mas em contrapartida sabes quando ela deixou as fraldas de noite? o ano passado..sabes quantos anos ela tem?...7. O M. deixou as fraldas com 32 meses mas foi logo tudo, dia e noite.
    Tenta ver a reacção dele ao bacio, se vires que ele chora ou recusa não insistes. Passado uns tempos voltas a apresentar

    ResponderEliminar

Lilypie First Birthday tickers