20 de setembro de 2011

Santa paciência!

Que há muita incompetência por este país fora, é um facto. Que já poucos exercem a profissão por gosto, é outro. Nenhum deles é novidade, mas quando me calha, por falta de sorte, provar dos dois, não posso deixar de me sentir lesada e aborrecida.
Com febres acima dos 39ºC há dois dias e a não querer descer ou a reaparecer em intervalos de 5/6 horas, decidi, e somente porque o pediatra do meu filho se encontrava de férias, deslocar-me ao serviço de atendimento permanente do centro de saúde da minha área de residência. Depois do sermão inicial da médica de serviço, indignada por ter estado a trabalhar a tarde toda e eu apenas me ter dirigido à consulta ás 19h00, lá se disponibilizou com cara de frete a ver o meu filho. Diagnóstico: princípio de outite. Prescrição: Meia colher de Clamoxyl ao almoço e ao jantar.
Confesso que me arrepio só de ouvir a palavra antibiótico. Detesto administrar medicação seja a quem for, e no que toca ao meu filho ainda pior. Mas como não sou médica, e como não me cabe a mim diagnosticar, comprei o antibiótico e fui para casa.
Como dois dias depois continuava tudo na mesma, e já sem saber bem o que fazer, decidi dar um salto à urgência pediátrica. Foi a primeira vez e receava o caos.
O atendimento foi rápido e a médica muito atenciosa. Um exame completo, que englobou raio-x aos pulmões, revelou apenas ouvidos e garganta bastante inflamados, muita expectoração e ranhoca amarela. Prescrição: Uma colher cheia de Clamoxyl, de 8 em 8 horas, ou seja 3 vezes por dia, e gotas para o nariz para ajudar a respirar melhor. A dose anteriormente recomendada não seria suficiente para o seu peso e por isso não estaria a traduzir-se em resultados. 
Sim, às vezes gostava de ter tirado medicina... Uns dizem uma coisa, outros outra, vá-se lá saber qual o mais acertado. 
Claro que na urgência pediátrica encontramos especialistas, pediatras, e que no centro de Saúde apenas serão, à partida, médicos de clínica geral, mas sempre pensei que houvesse nos segundos alguma competência e cuidado, sobretudo quando se tratam de crianças.
Enfim, aprendi a lição. Se houver uma próxima vez, (ouxalá que não!), não volto a repetir o erro. Oh Dr. Álvaro, tanta falta que me fez!...

2 comentários:

  1. sim sem duvida!!!

    Quando o teu médico estiver de ferias tenta dar um salto ao meu. É o dr Peixoto, tem consultório com atendimento permanente desde as 9h00 até as 22h, inclusive ao sábado. Está sempre um pedi de plantão. Vê o site: http://www.cpjcoimbra.com/.

    Eu tive um problema com o CS aos 4meses do M. e foi uma amiga que me recomendou. Gosto imenso, é um bocado caro mas compensa

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente nem sempre encontramos os melhores profissionais, e a saúde não é excepção... Também te aconselho a recorreres à linha Saúde 24, pois assim se tiveres que ir ao CS ou Hospital eles recebem a informação da linha e tens um atendimento prioritário..

    Beijinhos e as melhoras para o teu menino

    ResponderEliminar

Lilypie First Birthday tickers