2 de fevereiro de 2011

Aaaaaaaaatchim!

O Inverno tem sido rigoroso e a vaga de frio que assola o país teima afincadamente em permanecer para nos enregelar os ossos.
Inimiga das baixas temperaturas, não pude escapar ao ataque de uma constipação, que me fez andar de nariz a pingar mas que, felizmente, foi controlada. Ora se nem os adultos escapam, o que dizer então de um bebé de meses, cujo sistema imunitário ainda está vulnerável!
À conta de uma constipação, para além dos espirros frequentes e alguma tosse o meu filho chegou a ficar afónico e assim esteve durante 3 dias.
Segundo o pediatra nada a fazer, a garganta estava bem, não havia febre nem falta de apetite. Toca de colocar soro fisiológico nas narinas e aspirar (nem sei quantas vezes ao dia!) e manter o bebé hidratado. Muita paciência que melhoraria, mas levaria o seu tempo.
Na verdade melhorou, progressivamente, mas durante esses dias andei com o coração inflamado...Um sentimento enorme de impotência.
Para minimizar a ocorrência deste tipo de maleita nos nossos bebés, ou pelo menos minimizar os riscos de contágio e os consequentes efeitos nos nossos bebés é, pois, importante, ter em atenção o seguinte:
  • evitar lugares fechados ou com ar condicionado, como centros comerciais ou outros do género pouco ventilados ou arejados (nem tudo é mau, sempre se poupam alguns euros!)
  • evitar o contacto do bebé com crianças ou adultos doentes, com risco de contágio
  • certificar-se que a casa, o quarto do bebé ou o local onde passa mais tempo é arejada pelo menos uma vez por dia
  • evitar tocar no bebé ou nas suas coisas antes de lavar bem as mãos
  • manter a casa a uma temperatura amena, a rondar os 23ºC
Bom bom era não termos sequer de pensar nisto...
E a Primavera que ainda vem tão longe!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lilypie First Birthday tickers