Uma conversa entre mães alertou-me à uns tempos para um problema que, embora comum, nos passa por vezes despercebido. O nome é pomposo - plagiocefalia posicional da cabeça -, aquilo a que vulgarmente chamamos "cabeça torta".
É um facto que, se os bebés dormem sempre na mesma posição, podem efectivamente ficar com a zona de apoio da cabeça mais achatada. E foi esta a situação com a qual me deparei, depois de observar mais atentamente o crânio do meu filhote tinha ele cerca de dois mesinhos.
Fiquei muito apreensiva (ainda ando!), pois de facto ele tem uma tendência natural para dormir e estar virado para o lado direito.
Depois de observar e verificar a sua cabecinha, o pediatra pediu-nos que tivessemos o cuidado de variar as posições de dormir e o fôssemos colocando quer de costas, quer lateralmente, alternando os lados, recomendando-nos que colocássemos um rolinho atrás das suas costas para o obrigar a permanecer na posição lateral pretendida.
Temos experimentado de tudo, inclusive alterámos a sua posição na caminha, mas ainda assim ele continua com os mesmos reflexos e é frequente vê-lo voltar à posição que deve evitar.
Durante o dia procuro tê-lo em variadas posições, mas não consigo colocá-lo de barriga para baixo porque ele simplesmente odeia e entra em gritaria...
Ora parece que o achatamento, por se tratar de uma plagiocefalia simples, poderá ser corrigido. Ainda assim não deixo de me preocupar e estar atenta pois não pretendo que o meu filho fique com a cabeça deformada a título permanente ou nunca poderá rapar o cabelo...
Notas sobre plagiocefalia:
Notas sobre plagiocefalia:
- O controlo muscular da cabeça não se adquire até quase aos 3 meses de idade, por isoo é importante ajudar o lactante a trocar a postura para evitar deformidades devido ao excesso de pressão.
- A plagiocefalia é 2 vezes superior em meninos do que em meninas.
- A plagiocefalia posicional afecta mais o lado direito do que o esquerdo.
- Nas plagiocefalias graves ou persistentes pode ser necessário tratamento ortésico (capacetes) ou cirúrgico.
Bom dia,
ResponderEliminarJá existe o tratamento de Plagiocefalia no Brasil,o nome da clínica é Cranial Care,super bem localizada na Zona Sul de São Paulo.
www.cranialcare.com.br ou atendimento@cranialcare.com.br
Anna Luiza
Olá boa noite, meu filho também está em tratamento, fiz um blog falando sobre a Plagiocefalia, se quiser visitar:
ResponderEliminarhttp://variasnuma.blogspot.com/
Livia
Muitas mães têm essa preocupação, mas o tratamento é simples e corrige definitivamente o problema. Minha filha tb precisou usar o capacetinho e ficou perfeita! Vale a pena. A única clínica especializada que faz esse tratamento no Brasil é a Cranial Care (www.cranialcare.com.br)
ResponderEliminar