7 de janeiro de 2011

Dia de vacinas


Ontem foi dia de vacinas e confesso que estava um pouco expectante em relação à forma como o meu pequenote iria reagir.
Já tinha assistido a verdadeiros choros no Centro de Saúde após a visita à enfermaria e tinha algum receio que ele explodisse, sem que eu o conseguisse acalmar, depois de lhe espetarem as agulhas.
Foram as primeiras vacinas que presenciei e quis dar-lhe o meu colinho para ser mais fácil suportar a maldade que, para seu bem, tinha mesmo de ser praticada.
Para respeitar o Plano Nacional de Vacinação foram-lhe ministradas as seguintes vacinas:
- DTPa Hib VIP - Vacina contra a difteria, tetano, tosse convulsa (DTPa), as doenças causadas por Haemophilus influenzae b (Hib) e a poliomielite (VIP) - 1ª dose
- VHB - Vacina contra a hepatite B - 2ª dose
Adicionalmente, e a conselho do médico, optámos ainda por lhe dar a 1ª dose da Prevenar, uma vacina que protege contra a doença invasiva pneumocócica, ou seja, actua como prevenção de uma série de serotipos responsáveis por situações como septicemia (infecção no sangue), meningite (infecção das membranas que envolvem o cérebro e a espinal medula), pneumonia (infecção nos pulmões), otite média (infecção no ouvido médio) e bacteriemia (presença de bactérias no sangue). Um esforço extra no orçamento familiar que acreditamos lhe será benéfico, até porque dentro de poucos meses teremos de o colocar na creche onde toda a protecção será pouca.
Mais uma vez fui surpreendida pela sua valentia, pois o seu choro foi ligeiro e muito, muito curto. Umas palavras murmuradas pela mãe e um balanço no colinho e já se tinha esquecido das três espetadelas que lhe tinham acabado de dar nas coxas. Quando saí da salinha já dormitava dentro do ovinho.
A enfermeira avisou-me para estar atenta a eventuais reacções, sobretudo febre, nas 48h seguintes. Noto que tem estado mais murchinho e que dorme mais que habitualmente, e por isso tenho estado muito atenta a todos os sinais.
O próximo massacre está agendado para o próximo mês. A ver vamos se a sua força se mantém e se volta a minimizar o stress do momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lilypie First Birthday tickers